Blog do Xoom

26 de out. de 2013

Antivírus no Android vale a pena?

Descubra as reais funcionalidades dos Antivírus para Android e veja se realmente vale a pena usá-los.








Um assunto que é muito questionado entre os usuários Android, é a respeito do uso de Antivírus nos aparelhos. Atualmente com uma internet cada vez mais recheada de ameaças, as pessoas passam a se preocupar um pouco mais com a segurança.
Com um mercado crescente de aplicativos de segurança na Google Play, questionamos a real necessidade desses apps.


A verdade sobre a segurança no Android



Não vá pensando que os smatphones e tablets seguem a mesma lógica do PC (seja Windows, Linux ou Mac) de que virús enormes irão inutilizar o seu dispositivo. O Android não funciona dessa maneira devido a ser um sistema totalmente fechado, onde você só consome conteúdo (deveria) de fontes confiáveis, como a Google Play Store. Se você utilizar seu aparelho de forma correta, isso é, baixando aplicativos apenas da loja do Google e não fazendo downloads de lugares externos, provavelmente tudo irá ficar bem.
Oque contamina o Android hoje em dia, são aplicativos vindos de lugares FORA da Play Store, os famosos APKs. É obvio que dentro da loja do Google existem apps maliciosos, mas cabe a nós o bom senso de escolher. Veja algumas dicas:

  1. Sempre quer for baixar um aplicativo, LEIA OS COMENTÁRIOS. Ali usuários podem te adiantar se aquele app é fraudulento ou não.
  2. Evite de baixar aplicativos fora da Play Store ou de fontes desconhecidas e duvidosas.
  3. Em caso de dúvida, sempre pesquise sobre determinado app que deseja usar

Uma "doença" chamada PSafe e semelhantes


Se você ainda acredita nesse tipo de aplicativo, sinto muito, você está muito enganado! Esses apps que dizem "melhorar" o desempenho apenas fazem o contrário. Devido as dezenas de funções que eles dizem fazer, o app acaba sobrecarregando o sistema com um altíssimo consumo de memória e processamento. Além de não resolver NADA ele ainda prejudica o seu aparelho.

Nenhum aplicativo dito milagroso com nome de "Acelerador" , "Otimizador" ou coisas do gênero vai mudar alguma coisa no seu Android.

Te faço o DESAFIO de desinstalar o aplicativo e me dizer oque mudará no desempenho de seu Android. Tenho certeza que ele ficará mais rápido.

O famoso Antifurto

A insegurança (e a distração) não está somente no mundo virtual, mas também no mundo real. Quem nunca esqueceu o celular em algum lugar público ou foi assaltado? 

Esqueça esses apps anti-roubo da AVG, Avast e Psafe. Passe a usar serviços realmente confiáveis como o Meus Dispositivos, da Google e o Cerberus.

Esses dois podem ser uma mão na roda nessas horas de tanto desespero. Muitos permitem achar o aparelho via GPS, bloqueá-lo ou até apagar todos os dados presentes nele. 


Mais motivos...

Aplicativos grátis não protegem de forma adequada (ás vezes nem os pagos)

Um esteriótipo já foi criado perante os apps "Grátis", "Lite" e "DEMO", de que eles realmente só servem para te obrigar a comprar a versão paga. A verdade é que os aplicativos grátis são MUITO limitados e cumprem no máximo 50% das funções em relação aos pagos

São extremamente pesados e deixam o dispositivo lento.

Esse caso aconteceu com meus dispositivos atualmente (Motorola Xoom e Samsung Galaxy Player). Apesar do Xoom não ser muito afetado, meu player ficava extremamente lento (levando em conta seu processador 1Ghz single-core e míseros 512 MB de RAM). Esses aplicativos rodam em segundo plano 24 horas por dia e podem consequentemente afetar sua bateria.

Conclusão

Cheguei a ter até 3 antivírus em meu aparelho e isso foi piorando cada vez mais o desempenho. Um belo dia decidi que acabaria com toda aquela lentidão e desinstalei todos esses programas e similares. Percebi uma diferença considerável e conclui que seria bem melhor viver sem depender deles.


Em quais casos eu não preciso de antivírus?

Recomendaria não usar pra você que...
  • Não baixa aplicativos fora da Google Play.
  • Não passa muitos arquivos PC-Android.

Oque achou do post? Deixe seu comentário e compartilhe nas redes sociais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário